Escravos Das Próprias Escolhas

Conservando o princípio da individualidade e exercendo o direito à liberdade, atitudes erradas surtem o efeito contrário. É possível batalhar contra a própria vida, felicidade e liberdade; quando acontece de forma consciente trata-se de suicídio, e quando, inconscientemente, trata-se de ignorância. O estado de vida falto de entendimento acarreta vários prejuízos, podendo até ser motivo da privação da glória de Deus na vida do ser humano (Ef 4.18; 1 Pe 1.14).

Um entre os fundamentos da fé cristã é a liberdade. O Senhor foi enviado “a apregoar liberdade aos cativos... a pôr em liberdade os oprimidos” (Lc 4.19). Quando ELE é recebido ensina todas as coisas (1 Jo 2.27), compartilhando ao homem a Sua mente – “Mas nós temos a mente de Cristo” (1 Co 2.16). Tendo certeza do que ELE é e sobre as coisas que acontecerão; espontaneamente o homem se sujeita à Sua vontade, sabendo que são mandamentos de vida.

No entanto, existem várias coisas pelas quais não se pode ser vencido. Algo de que já se houve liberdade, mas, entretanto, insiste em batalhar para voltar a ocupar espaço. O dia-a-dia proporciona vários perigos. Entre eles, a fidelidade a uma situação construída, a uma imagem exibida ou a uma opinião relatada, pode ser ativista do escravismo.

São escravos aqueles que são mais fiéis ao ego do que a Deus. Precisam ser libertos aqueles que têm medo de voltar atrás de uma decisão equivocada. Sofrerão os que valorizam o momento presente ilusório em detrimento da restauração dos padrões cristãos em suas vidas. Chorarão, ainda mais, os que adiam o sofrimento inevitável. Os que insistem, em si, em negar a gravidade dos seus erros acumularão para si mais dores.

“O que confia no seu próprio coração é insensato, mas o que anda sabiamente escapará.” Pv 28.26
“Confia o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará.” Sl 37.5

Wesley Santos Rezende

2 comentários:

Maiza Roque disse...

A paz do Senhor, querido!

...Creio que essa história de ser fiel ao ego( fato que tem acometido à muitos ) é um erro muito grande e preocupante .Pois essa "autosuficiência" só leva a pessoa ao sofrimento , o que as vezes pode até perdurar, pois ela não reconhece o própio erro ou tem orgulho de reconhecer.
Mas, quando deixamos de ser autosuficientes e passamos a ser dependentes de Deus , reconhecendo que não somos nada e que tudo o que devemos fazer, deve ser sobre a direção dEle ,somos felizes.

Bela postagem!!!
Que Deus continue lhe abençoando...

Abraços

de ssua amiga,

Maiza.

Wesley Rezende disse...

Olá Maiza,

Vale salientar que há sofrimentos que não são causados pela intransigência ou desejo de autossuficiência. E a permanência num estado de dificuldade nem sempre será encerrada com o desapego ao ego ou com a confissão de nossos erros.
Nunca deixemos de ter um coração sincero e quebrantado diante de Deus, para que, porventura, o sofrimento que serviria para prova de nossa fé e porta de entrada para a felicidade não seja, em nós, motivo para blasfemar contra Deus. E que a intenção de Deus em nos ajudar a amadurecer e moldar nosso caráter não seja visto como um castigo excessivamente pesado, mas como bênção; porque prova o Seu cuidado estando próximo em todos os momentos, não deixando sucumbir aqueles que estão sob Suas potentes mãos.
Quer seja no sofrimento quer seja na alegria, glorifiquemos a Deus!

Obrigado por sua participação

W. S. Rezende