A Fé

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem (Hb 11.1).

A fé é a nossa justificativa para esperarmos as coisas provenientes de Deus. Não é algo irracional (Rm 12.1; 1 Pe 2.2). Mas sim, torna-nos conscientes da realidade espiritual existente. A nossa fé cresce quando adquirimos mais sabedoria (Rm 10.17). Ou seja, quanto mais próximos estamos de Deus, maior é o nosso entendimento sobre a capacidade e a vontade d’Ele (1 Co 2.5). E, quando temos em nossas vidas o conhecimento de Deus somos mais convictos a respeito de nossa crença.

A fé não é algum tipo de persuasão psicológica ou lavagem cerebral. A nossa fé vem da análise das palavras de Deus (Jo 5.39). O Senhor Jesus é o autor e consumador da nossa fé (Hb 12.2). Foi Cristo quem revelou, afirmou e explicou o mistério da vontade de Deus (Ef 1.9; Cl 1.26). E, como havia a necessidade, ofereceu-se como sacrifício para reconciliar os homens com Deus (Hb 5.9).

Jesus Cristo pregou o Evangelho do Reino dos Céus (Mt 4.23;.Mt 24.14). E, é por causa dessas palavras de verdade que buscamos as manifestações do Espírito Santo, desejando obter seus frutos (Gl 5.22), que são melhores do que os existentes no mundo carnal. O Espírito Santo nos ensina todas as coisas e nos faz lembrar as palavras ditas por Jesus, porque tem acesso às profundezas de Deus (Jo 14.26; 1 Co 2.10).

Pela fé testificamos a existência daquilo que não vemos. Nem todas as coisas e obras de Deus estão esclarecidas na Bíblia (Dt 29.29). Mas, as várias outras obras do Senhor confirmam o grande poder que Ele possui; e assim acreditamos que o Senhor realizou tais fatos inexplicáveis a nós homens. Deus não mente (Nm 23.19; Tt 1.2; 2 Tm 2.13). A nossa salvação em Cristo depende da fé (Ef 2.8). Pela fé somos abençoados por Deus (Tg 1.6). A fé em Cristo purifica nossos corações (At 15.9). E, a nossa fé sempre deve estar crescendo e sendo aperfeiçoada (2 Pe 1.5,6).

Quando pedimos para Deus que venha acrescentar a fé em nós, queremos que o Senhor venha agir para que o conheçamos mais. E, não quer dizer que desejamos que a nossa inteligência seja controlada. Nós não somos marionetes nas mãos de Deus, temos o livre-arbítrio e o servimos por ter a consciência que isso é o melhor. Jesus Cristo é misericordioso, tem derramado suas bênçãos para ajudar-nos a entender o mistério da fé. Muitas vezes não cremos, mas o Senhor faz obras maravilhosas para que o conheçamos (Mc 9.23-27).

A fé não é algum tipo de super poder mental dos homens. As obras realizadas mediante a nossa fé são concretizadas por Deus. E, para que Deus atenda as nossas petições, tudo tem que estar de acordo com a Sua vontade.

Em Lucas 17.5, os apóstolos pediram de forma inadequada a fé. Mas o Senhor ensinou que se nós fizermos algo somente quando Deus nos manda, ou agimos somente dependentes de uma interferência sobrenatural de Deus, somos servos inúteis. Ora, nós devemos perdoar ao próximo e servir a Deus por entendermos a sabedoria e o amor que provêm do alto, e não por uma motivação incompreensível.

A fé tem que ser uma resposta nossa a Deus (tem que partir de nós).
A fé verdadeira está condicionada ao conhecimento das palavras de Deus.
A fé está ligada ao discernimento espiritual.
A fé influencia na percepção das necessidades do próximo.
A fé é um estímulo para trabalharmos para Deus.

Wesley Santos Rezende

0 comentários: