Assembleiano? Sim. Mas acima disso, sou cristão!

Entendo que há a necessidade da existência de denominações religiosas. No entanto, percebo que o orgulho de ser assembleiano tem excedido, em várias pessoas, o orgulho de ser cristão.

Sou assembleiano por perceber na Assembleia de Deus uma luta constante para a conservação da comunhão com o Espírito Santo. Na prática, vejo que existem muitas falhas na Assembleia, mas o saldo continua sendo positivo.

Não descarto a possibilidade de uma denominação inteira se tornar herege, mas sou convicto que o verdadeiro evangelho nunca será alterado. Por isso, sempre é louvável o protestantismo! Dentro da igreja, é necessário a constante exortação bíblica para que os possíveis resultados falhos das interações humanas não sejam estabelecidos como doutrinas.

Por ignorância ou hipocrisia, muitos têm negligenciado a existência de heresias no cotidiano assembleiano. Não é em vão que a Bíblia exorta-nos a julgar os espíritos (1 Jo 4.1), é um conselho prático por haver possibilidade da influência demoníaca em qualquer “culto”, em qualquer denominação evangélica. Não é em vão que a Bíblia exorta-nos a julgar as profecias (1 Co 14.29), é outro conselho para podermos conservar a valorização da legítima interferência profética.

Na verdade, até é importante a existência de heresias (1 Co 11.19). Mesmo assim, me preocupa o acréscimo notável na substituição dos conceitos bíblicos de espiritualidade por valores meramente emocionais (avareza, inveja, etc.). Agora, regozijo-me quando vejo os sinceros se manifestando.

No entanto, percebo que se tem aumentado o número de pastores tolerantes aos “showzinhos” e intolerantes aos repúdios pautados na Palavra de Deus. Principalmente, nota-se o silêncio dos pastores equivocados quando são confrontados! Negligenciam as críticas por não quererem “dar o braço a torcer”, não quererem desobedecer à hierarquia ministerial, ou pior, não acreditarem mais numa restauração doutrinária.

Exprimo minha tristeza! Se não há percepção de erros no “culto assembleiano” é porque há cegueira espiritual. Torno a citar: Em todas as reuniões religiosas é possível que, sob diversas influências, os homens cometam erros!

Sabendo da falhabilidade nas denominações, por que será que muitos insistem em defendê-las mais do que o próprio Evangelho? Com certeza estes interesses ocultos serão julgados por nosso Senhor Jesus Cristo.

Sou cristão! Insisto em imitar a Cristo acima de tudo.

Wesley Santos Rezende

0 comentários: