Os “sábios” te dão atenção?

Doutrinas falsas, heresias de perdição e desvalorização da santidade têm se multiplicado entre os “evangélicos”. Vários fatores influenciam, mas vou escrever particularmente sobre a falta de comunicação entre irmãos.

Existem muitas pessoas, até mesmo obreiros, que se consideram os “donos da verdade”, e discriminam qualquer refutação feita a eles. Desprezam os mandamentos do Senhor de examinar e provar os espíritos e as palavras (Jo 5.39; 1 Ts 5.21; 1 Jo 4.1).

Entendem que aqueles que os indagam são perturbadores, tolos ou até hereges. Afirmam que basta ouvir para se adquirir conhecimento. Utilizam-se do púlpito para afirmarem a autoridade de suas palavras ou invocam seu cargo ministerial para fugir de qualquer debate, ou encerrá-lo. E, até se embrutecem esquecendo-se do que está escrito em Tg 3.13.

Existem também aqueles que negligenciam sua responsabilidade de ensinar (Ex 24.12; 1 Tm 4.13). Dizem que só na igreja pode-se receber ensinos, esquecendo-se que Jesus e seus discípulos ensinaram em vários lugares (Mc 4.1; At 5.42). Afirmam que com o passar do tempo os falto de sabedoria irão adquiri-la. Como poderemos entender, se alguém não ensinar (At 8.31)?

Essas pessoas acham que já sabem tudo! Não pedem mais sabedoria a Deus, como fez Salomão (2 Cr 1.10). Desconsideram o fato de sempre podermos crescer na graça e no conhecimento (2 Pe 3.18). Acham que não há sabedoria suficiente em pessoas jovens para questioná-los. Mas a verdade é que Deus dá conhecimento a jovens (Dn 1.17). Fazem acepção de pessoas. Escutam absurdos de pessoas que detêm certa honra, sem refutá-las; e humilham os símplices em vez de ensiná-los.

Deus também usa os pequenos para proclamar a verdade. Cuidado para não estar desprezando a Palavra de Deus!

Desejo que essas pessoas examinem a si, e ponderem as palavras de contestação que possam chegar a elas. Desejo que não subestimem os irmãos. Desejo que se preparem para responder de forma coerente. Desejo que tenham zelo pela Palavra de Deus. Desejo que tenham o coração preparado para servir ao Senhor!

Porque Esdras tinha preparado o seu coração para buscar a Lei do Senhor, e para a cumprir, e para ensinar em Israel os estatutos e os seus direitos. (Esdras 7.10).

Concordo com os que dizem que sou limitado em conhecimento, mas estou me esforçando para aprender. Não questiono para causar desordem, e sim para que todas as boas palavras de Deus, reveladas aos homens, sejam esclarecidas.

Wesley Santos Rezende

2 comentários:

Maiza Roque disse...

...Concerteza existem muitos que se policiam da "VERDADE".Pensam que seus dizeres são incontestavéis.
Infelizmente estão ensinando as pessoas , o que lhes convém.
...Muitos estão utilizando de falsas teologias e estão enganando e confundindo muitos cristãos.
Esquecem que a verdadeira sabedoria vem de Deus , e não do homem.



Que Deus lhe abençoe muito

Wesley Rezende disse...

Maiza,

A paz do Senhor!

Obrigado pelo seu comentário. Que nós estejamos sempre atentos às palavras.

Deus te abençoe muito!

Wesley Santos Rezende