Josué e os gibeonitas

Esta história encontra-se na Bíblia, nos capítulos 9 e 10 do livro de Josué. Por certo, já ouvi muitos discorrerem sobre esse assunto. Mas, nunca ouvi de alguém o que escreverei aqui, e também ainda não encontrei alguém que concordasse com os meus comentários, ou os contestasse.

Dizem que a aliança entre Israel e o gibeonitas foi uma transgressão muito grave à Lei de Deus. Mesmo assim, eu me pergunto: o erro estava em estabelecer um pacto ou estabelecer um pacto sem aconselhar-se com Deus?

Nós encontramos na Bíblia a permissão para que estrangeiros celebrassem a páscoa (Ex 12.48), contanto que eles se submetessem às leis e aos costumes dos israelitas (Ex 12.49). A partir disso, eles seriam considerados como naturais da terra. E, podia-se acolher estrangeiros dentro do território israelita, contanto que esses não os incitasse de alguma forma à desobedecerem a Deus (Ex 20.10). Os estrangeiros poderiam adorar a Deus com sacrifícios (Lv 17.8,9).

No entanto, por que Deus disse: “Não farás concerto algum com eles” (Ex 23.32; Ex 34.12)? Ora, para que eles não viessem a fazer os israelitas pecarem (Ex 23.33). E, para que os costumes estranhos não viessem a ser laços na vida dos israelitas (Ex 34.12).

Agora, e se uma nação se arrependesse de suas más obras e quisesse ter comunhão com Deus? Eu não sou daqueles que acreditam que todas as nações de Canaã estavam destinadas a morte. Creio que o desejo de Deus era que elas se arrependessem de seus maus caminhos (Ez 18.23), mas o Senhor exerceu o juízo sobre a palestina por causa do pecado que se alastrara.

É verdade que os gibeonitas foram a Israel com intuito de enganá-los. Mas, os israelitas deveriam estar preparados para essa situação. Talvez, se Josué tivesse consultado a Deus, o Senhor mandaria que os gibeonitas se convertessem à vontade dEle. E assim, talvez não seriam amaldiçoados (Js 9.23). Acredito que o erro nessa aliança foi o fato de ter sido precipitada, e de não ter sido exigida a santidade aos gibeonitas.

Da mesma forma, atualmente muitas pessoas vão à igreja com intuito de enganar o povo de Deus. Mas, nós devemos estar preparados para discernir e pregar o Evangelho a elas. O pensamento mau que uma pessoa possa ter em seu coração não deve diminuir a nossa vontade de que ela venha a ser salva em Cristo. Assim; após elas ouvirem a Palavra, aceitarem e confessarem a Cristo como único Salvador, converterem-se de seus maus caminhos, serem batizadas nas águas, são aceitas à comunhão com o corpo de Cristo.

Israel foi eleito como povo de Deus para que transmitisse ao mundo as palavras do Senhor, e também tinha obrigação de produzir bons frutos (Mt 21.33-46).

Sobre o fato de os israelitas terem defendido os gibeonitas dos cinco reis, muitos dizem que era obrigação pactual. Quando leio a Bíblia, entendo que a aliança feita entre Israel e Gibeão consistia apenas em trégua. Israel prometeu apenas não atacar Gibeão (Js 9.15,18,19,20). Não está relatado nada a respeito de defendê-los. Então por que os defenderam? Porque os gibeonitas estavam sendo perseguidos por se aliarem ao povo de Deus (Js 10.4), o Senhor é um Deus misericordioso e os israelitas tinham amor no coração (Lv 19.34).

Você ajuda alguém por obrigação ou por ter o amor de Cristo em sua vida?

Wesley Santos Rezende

2 comentários:

Marcello de Oliveira disse...

Shalom!

1. CAro Wesley, parabéns pelo blog. Que o Elohey maron [ Deus Excelso] lhe use de forma especial, a fim de que, seu NOME seja exaltado.

Medite em Sl 147.14

abraços, Pr Marcello

P.s> veja a estréia do meu blog:

http://davarelohim.blogspot.com/

Wesley Rezende disse...

Caro Pr. Marcello,

A paz do Senhor Jesus!

Obrigado por suas palavras, alegraram-me muito. Li o capítulo indicado para meditação. Sempre devemos nos lembrar das beneficências do Senhor!

Relembro que o texto é uma dúvida.

Abraços,

Wesley Santos Rezende