Iguais Nos Costumes

A Bíblia não proíbe que tradições sejam estabelecidas. Na verdade, afirma a necessidade de termos bons usos e costumes (2 Ts 2.15; 3.6). Estes bons costumes são procedentes da fidelidade à sã doutrina, e ornamento dela (Tt 2.15). No entanto, às vezes, os bons costumes são corrompidos, e substituídos por heresias (1 Co 15.33; 2 Tm 4.4). Compete a nós rejeitar as más condutas (1 Tm 4.7).

Alguns costumes são estabelecidos para agradar a maioria. Outros são estabelecidos a partir do discernimento espiritual de nossos líderes. De qualquer forma, teoricamente, são regras indispensáveis no cotidiano de tal igreja.

Por exemplo, não há pecado, em si, no uso de uma calça por uma mulher. Mas se na igreja existe a concordância de que todas usem saias, a indiferença a este costume sugere falta de consideração dispensada às outras irmãs. O nosso amor ao próximo tem que ser maior ao apego ao vestuário.

Portanto, pode acontecer de alguém ser excluído da comunhão neste caso. Não pelo uso da calça em si, mas sim pela insistência em semear a contenda. Mesmo que o uso da calça não seja indecente, existem igrejas que não permitem. Ora, e elas têm o direito de fazer estas restrições, e preservá-las.

Não se pode condenar alguém ao inferno por causa de uma calça. Tem que estar claro que não pecam contra Deus, mas indiretamente prejudicam a união da igreja.

Atualmente, existem igrejas com diversas normas quanto às vestes. Outras são mais liberais. Se alguém não quer abrir mão de algo, que o tal procure uma igreja que tenha costumes iguais ao seu. Independentemente de alguns costumes, em qualquer igreja, se formos fiéis às doutrinas seremos salvos.


W.S. Rezende

0 comentários: