Satanás ainda apresenta-se diante de Deus?

Analisando os capítulos 13 e 14 do livro de Isaías, encontramos uma referência oculta à Satanás. No capítulo 13 inicia-se o “peso da Babilônia”, que já teve seu cumprimento literal com a sua destruição (as ruínas de Babilônia estão no país chamado Iraque)*.

Com referência à escatologia, podemos perceber a sequência de vários acontecimentos. Primeiro; a vinda do dia do Senhor, que é um período de tempo referente à grande tribulação (Is 13). Segundo; a instituição do Reino milenar, com a restauração de Israel (Is 14.1-3). Terceiro; a partir do verso 4 está relatado um dito contra o rei de Babilônia (figura de Satanás). É importante observar que os verbos estão no futuro: responderão, dirão, estenderão, cobrirão, serás, contemplarão (Is 14.10-16). Portanto, somente após o Reino milenar que Satanás será lançado no inferno.

Em Ezequiel 28, encontramos novamente uma referência oculta à Satanás. No verso 16 está escrito: “Na multiplicação do teu comércio, se encheu o teu interior de violência, e pecaste; pelo que te lançarei, profanado, fora do monte de Deus e te farei perecer, ó querubim protetor, entre pedras afogueadas.” (atenção novamente nos verbos no futuro).

Analisando o capítulo 12 do livro de Apocalipse; percebemos, novamente, uma sequencia de acontecimentos. No verso 4, dar-se a entender que somente a terça parte das estrelas foram lançadas sobre a Terra, e não o dragão. Somente depois da batalha no céu, Satanás será precipitado na Terra (verso 9) – período da tribulação. Após isso, durante o Reino milenar o diabo estará preso (Ap 20.2) e, acabando-se os mil anos será lançado no lago de fogo e enxofre (Ap 20.7-10).

No livro de Jó está relatado como Satanás apresentou-se perante o Senhor (Jó 1.6,7; Jó 2.1,2). Isso com o objetivo de acusar o servo de Deus. A partir disso, entendemos como são as batalhas espirituais nos lugares celestiais.

No livro de Daniel está relatado como o “príncipe do reino da Pérsia” e os “reis da Pérsia” opuseram-se ao anjo que trazia a revelação de Deus. Mas, o arcanjo Miguel desobstruiu essa barreira demoníaca, permitindo a passagem do anjo anunciador. Ora, tiramos desse fato uma lição valiosa sobre a perseverança na oração. E, vemos novamente as batalhas na esfera espiritual.

Em o Novo Testamento está relatado que Satanás nos acusa de dia e de noite diante do nosso Deus (Ap 12.10). E, essa permissão será aniquilada com a sua expulsão dos lugares celestiais.

Então por que Jesus disse que via Satanás cair do céu (Lc 10.18)? Satanás é o príncipe deste mundo que está sob a influência da maldade e, quando quer, rodeia e passeia pela Terra (Jó 1.7). Assim como ele veio à Terra para tentar ao Senhor Jesus, veio também para impedir que os setenta discípulos realizassem aquela obra. Satanás desceu do céu com ímpeto, mas o Senhor Jesus fez com que os discípulos fossem vitoriosos.

* cf. Bíblia de Estudo Pentecostal, CPAD, p. 1010.

Wesley Santos Rezende

2 comentários:

Danilo Sergio Pallar Lemos disse...

Parabêns pelo seu blog.
E por ter tornado-se seguidor do meu blog.

Pastor Danilo Lemos.

Wesley Rezende disse...

Caro Pr. Danilo Lemos,

A paz do Senhor!

Imagino que com esse comentário o senhor está concordando com o texto.

Abraços,

Wesley Rezende