As sete igrejas

Teoricamente, nas igrejas Assembleias de Deus são ensinadas as mesmas doutrinas. Mas, é evidente que esses ensinamentos nem sempre são postos em prática com fidelidade.

Sempre escuto sobre atitudes que são comuns em nossa igreja em outras cidades. Tais atitudes são referidas por terem gerado escândalo ou dúvidas. E, também sempre tem aquele que tenta trazer as “novidades” para o nosso meio.

Ora, ainda não estou falando de usos e costumes! Mas sim, sobre as influências culturais (regionais) malignas aceitas em algumas de nossas igrejas.

Estamos estudando na EBD sobre a igreja de Corinto, como estava com problemas por se pautar na cultura degenerada daquela cidade. Atualmente, muitas igrejas encontram-se na mesma situação. Por priorizarem as tradições regionais afastam-se da verdade bíblica.

Muitas pessoas tentam justificar suas falhas embasando-se nas diferenças práticas entre as Assembleias de Deus, ou simplesmente não dão mais crédito à Palavra de Deus por não haver uma “mesma língua”. Esses são levados em roda por todo vento de doutrina (Ef 4.14).

Enfim, é possível haver, dentre as Assembleias de Deus, as mesmas práticas? Deixando as utopias de lado, a minha resposta é: Não!

As sete igrejas da Ásia receberam o mesmo Evangelho; no entanto, a situação em que se encontravam divergia muito. Por isso os conteúdos das sete cartas são diferentes.

A igreja de Éfeso foi exortada a voltar à primeira caridade (Ap 2.4), a igreja de Pérgamo foi exortada a respeito da doutrina de Balaão e dos nicolaítas, as quais o Senhor aborrece (Ap 2.14-16)...

Em nossos dias, entre as Assembleias de Deus, existem aquelas igrejas que estão agradando mais a Deus com as suas obras, como foi o caso da igreja de Filadélfia. Mas, existem aquelas que estão desonrando a Deus, como a igreja de Laodicéia.

Portanto, é nosso dever analisar a situação real de nossa igreja. Entre as sete cartas, a igreja em que você congrega mereceria receber qual (quais)?

É verdade que não existe igreja perfeita, mas sempre devemos buscar a perfeição (Ef 4.11-13). Iniciando-se na correção dos erros graves.

Os que dizem ser apóstolos são postos à prova em sua igreja (Ap 2.2)? As igrejas situadas em cidades extremamente corruptas estão guardando a fé (Ap 2.13)?

Assim diz o Senhor: “Eu sei as tuas obras” (em todas as sete cartas).

"Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha" (Mt 7.24).

Wesley Santos Rezende

0 comentários: