E Quando Os Costumes São Heresias?

Os usos e costumes são heresias quando se contrapõe às doutrinas, quando nos privam da graça de Deus. Temos que ser sóbrios, atentos ao nosso dia-a-dia, para podermos perceber as tentativas de introduzirem heresias em nosso meio. Sobretudo, para sermos poderosos para defender a sã doutrina, temos que ser fiéis à Palavra (Tt 1.9).

Não devemos dar ouvidos aos mandamentos de homens que se desviam da verdade (Tt 1.14); devemos rejeitar tudo aquilo que contraria os ensinamentos de Deus (1 Tm 4.7).

Nada justifica a desobediência a Deus. Alguns, para conservarem a paz entre os irmãos, omitem as verdades. Para não causarem escândalos se acovardam e consolidam as heresias.

Devemos, sempre que possível, evitar os escândalos (1 Co 8.13). Mas e quando alguém se escandaliza em Cristo, devemos evitar a Cristo? Claro que não! (Mt 10.33-36). Portanto, neste caso, é inevitável que escandalizemos aos outros. Disse Jesus: “E bem-aventurado é aquele que se não escandalizar em mim” (Mt 11.6).

Ora, é uma questão de prioridades. Se o comer não nos faz melhores, se é dispensável (1 Co 8.8-13), renunciamos a isso para conservamos a paz (Rm 14.15,20); por ela ser mais importante (1 Ts 5.13; Tg 3.18; 1 Pe 3.11). Agora, se o comer é indispensável para nossa vida espiritual, nunca devemos nos abster dele (Jo 4.34; 6.27; 6.53-58). E assim, não estamos destruindo a obra de Deus, mas sim batalhando por ela e para ela.

Devemos nos sujeitar uns aos outros, nos renunciarmos (Mt 16.24) em prol do benefício do próximo (1 Co 10.24). Contanto que isso não blasfeme da palavra de Deus; que não prejudique a nossa salvação, comunhão com o Espírito Santo e liberdade em Cristo.

Ora, nunca rejeitemos as dádivas de Deus. Ainda hoje, existem muitas pessoas que se escandalizam da nossa comunhão com Cristo. Não por verem falhas em nosso presente, mas sim em nosso passado. Estes desprezam o sacrifício do Senhor na cruz, e o seu poder restaurador. Jesus Cristo veio para os que necessitavam DELE: os doentes (Mt 9.12).

Então, podemos escolher entre sermos sarados por Cristo ou permanecermos doentes para não escandalizar os mortos. Podemos exercer os dons que Deus nos dá ou restringi-los; podemos nos aproximar de Deus ou nos afastar DELE; podemos usufruir da comunhão com ELE ou não. Podemos perder muito somente para não escandalizarmos a ninguém.

“O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo” (Gl 1.7)


Wesley Rezende

3 comentários:

Pr. Gualter Guedes disse...

Através do Blog do
Ciro, conheci seu blog e peço permissão para poder segui-lo.

Convido o mado irmão para conhecer o nosso blog.
Um Abraço

Pr. Gualter Guedes

Wesley Rezende disse...

Prezado pastor Gualter:

O senhor é muito bem-vindo ao meu blog. Também visitarei o seu.

Graça e paz!

Wesley Rezende

Wesley Rezende disse...

João Martins:

Faltou um pouco de cortesia e amável atenção da sua parte. O tempo que durou seu acesso ao meu blog não foi suficiente nem para descobrir se o editor é homem ou mulher, muito menos para ficar informado dos assuntos tratados aqui.

Independentemente do seu suposto reconhecimento ao meu trabalho, creio que eu tenho comunhão com o Espírito Santo.

Quero informar-lhe que estou muito atento às revelações do Espírito Santo Verdadeiro. E também me esforço para divulgar as tais aqui em meu singelo blog.

Espero encarecidamente que o senhor suplique a Deus em favor de todos, incluindo os que não atenderem ao seu pedido de divulgação.

Graça e paz

Wesley Rezende